quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O CAMINHO CERTO

Qual o melhor caminho a seguir para o nosso aperfeiçoamento espiritual? A pergunta me veio à mente quando alguém quis saber se estava no rumo certo em busca de seu desenvolvimento espiritual. Como saber se estamos seguindo o caminho certo? E que caminho seria esse? Isso nos leva a refletir que por temos personalidades diferentes e o livre-arbítrio sobre nossas vidas, trilharemos o caminho que for mais adequado para nosso aperfeiçoamento espiritual.
Nós é que temos que buscar esse caminho e traçar nossa própria trajetória. Embora possamos ter os mesmos ideais e precisarmos do apoio e colaboração dos outros para nos sentirmos bem e em paz com o mundo, nossas experiências de vida serão diferentes e nos veremos frente à frente com dilemas próprios e inerentes a cada um.
Podemos citar o caso de pessoas que em outras vidas tiveram dificuldades de exercitar o perdão, por terem abrigado em seus corações mágoas excessivas, ódios, rancores, e, então, renascem tendo que enfrentar situações onde conviverão com o desprezo, a traição ou humilhação, para aprenderem a exercer o perdão realmente e conseguirem se libertar dos sentimentos negativos que atrapalham tanto suas vidas.
Outras pessoas precisarão aprender a ter paciência e abnegação, e aí se depararão com situações onde terão que exercitar ao máximo essas duas grandes virtudes. E por aí segue o aprendizado. Cada um de nós, querendo ou não, terá que enfrentar seus próprios fantasmas e limitações, e lutar contra suas dificuldades e imperfeições. O intuito primordial da vida aqui na terra é o de aprendermos, e esse aprendizado vai de encontro ao que ainda não conseguimos reter ou expurgar de nosso ser. É tudo aquilo que impede que sejamos mais solidários, mais fraternos, mais humildes, menos violentos, menos invejosos, menos ciumentos, etc.
São qualidades que precisamos adquirir e incorporar  e "defeitos" que necessitamos extinguir para alavancarmos nosso crescimento interior. Precisamos nos conhecer mais e aprender a escutar a nossa consciência, pois ela nos alerta quando estamos agindo de forma inadequada ou indo por caminhos indevidos. Se os acontecimentos à nossa volta nos deixam insatisfeitos ou incomodados, devemos refletir na melhor forma de enfrentarmos a situação. Não podemos ignorar e nem aceitar, sem entender, fatos que atrapalhem nosso caminho.
As situações acontecem ao nosso redor porque agimos e encaramos os acontecimentos de um determinado modo, e não de outra forma, que propiciaria uma solução melhor para o que estamos vivenciando. Mudando o prisma pelo qual vemos o problema, muitas vezes ele se extingue. É importante ressaltarmos que não passamos provações em vão. Tudo em nossa vida é experiência e aprendizado. Estamos ainda em ascensão espiritual, e por isso, construímos, pouco a pouco, um caminho que a ela nos levará, embora uns sigam pela estrada reta, e outros, por desvios mais ou menos longos.
Pelo fato de nossa vida na terra ser apenas uma passagem precisaremos nos livrar de sentimentos negativos, como: orgulho, intolerância, ciúme, inveja, e nos impregnarmos dos libertadores, como a humildade, caridade, paciência, fé e tantos outros mais. Quando olhamos para fora de nós mesmos e questionamos nosso jeito de ser, já estamos começando nossa evolução interior, mesmo que ainda não tenhamos consciência disso.
Nem todos nós estamos aqui para grandes realizações e conquistas. De repente, só pelo fato de estarmos levando nossa vida anonimamente, vivenciando as atribulações do cotidiano, já estamos no caminho adequado ao nosso crescimento espiritual. As situações pelas quais passamos destinam-se a fortalecer qualidades ou nos livrar de atitudes negativas que carregamos de muitas encarnações passadas. O fundamental para nos desenvolvermos espiritualmente é procurar trabalhar a compreensão, a tolerância, a humildade, a fraternidade, a justiça, a fé e a razão.
Procuremos conhecer melhor aquilo que ainda não entendemos. Nem tudo nos será mostrado ainda. Mas, aos poucos, vamos levantando o véu daquilo que costumamos chamar de mistério. O caminho certo a trilharmos, então, não será feito só de conquistas, prazeres e felicidades efêmeras, mas também de obstáculos a transpormos e de experiências que, a princípio, nos parecerão nocivas, mas que têm o intuito de nos despertarem para o nosso destino maior que é sermos unos com o criador.
Carlos Cardoso Aveline, em "As Lições da Filosofia", assim nos fala: "Não devemos buscar necessariamente a eliminação dos contrastes e das dificuldades nas situações concretas da nossa vida. Situações fáceis muitas vezes produzem grandes quantidades de preguiça, acomodação e rotina. Em compensação, as situações difíceis e os grandes desafios nos forçam a crescer". Ainda segundo ele: "Purificar a alma da paixão humana, cultivar a virtude, o desapego, a justiça e a ética são algumas das condições, segundo os filósofos clássicos, para que o homem encontre a felicidade perpétua". Paz e Luz a todos!
[Guilhermina Batista Cruz]

Nenhum comentário:

Postar um comentário