sábado, 11 de setembro de 2010

ASSUMINDO SEU LUGAR NO MUNDO



O sentimento de não estar incluído, de "não pertencer", de não ter um lugar no mundo, é muito mais comum das pessoas experimentarem, do que possamos imaginar. A sensação das pessoas que se sentem assim é de que são insignificantes, que não são aceitas plenamente, que ninguém as percebe, e de que nada do que disserem ou fizerem será importante para os demais. Não se sentem valorizadas, reconhecidas, aprovadas e amadas.
Apesar da angústia que isto lhes causa, acreditam que só tem duas possibilidades: se resignarem diante disso e prosseguirem com a sensação de insignificância ou se afastarem "desse mundo" que não as inclui, e viverem na solidão. Não creem que haja outra escolha.
As que escolhem aceitar essa condição acreditam que desde que se mantenham assim, à margem, sem reivindicarem seus direitos de "ser e estar", terão pelo menos a garantia da não rejeição. Acostumam-se a isso, e já nem percebem o quanto isso as aniquila e as prejudica, levando-as a viver uma vida insatisfatória e infeliz.
Por conta de suas crenças negativas - criadas a partir das conclusões errôneas tiradas na infância, pelas experiências vividas -, acreditam que se ousarem se colocar no mundo, a partir de seu Eu Real, assumindo seu lugar com propriedade, manifestando plenamente seus potenciais e dons, fazendo aquilo que sentem em seu coração que devem fazer, causarão desconforto aos demais - os quais se sentirão inferiores -, e serão ainda mais desprezadas e rejeitadas. Por medo de que isso ocorra, diminuem seu brilho e se manifestam como "seres inferiores" aos demais, para não ofuscá-los. Mas o pior, é que com o passar do tempo, elas próprias passam a acreditar que são mesmo inferiores aos demais.
Ninguém deve acreditar que é insignificante e que não tem um lugar definido no mundo. Todos e cada um dos seres humanos têm seu lugar. Não há ninguém que seja excluído dos Planos Divinos. Todos são importantes e não há ninguém que seja melhor que os outros. Somos todos iguais, centelhas divinas, divindades aprisionadas na 3ª Dimensão. Portanto, não há seres inferiores e superiores. Isto é criação da mente humana, pois a grande maioria se sente menos que os outros e, assim, sentem uma extrema necessidade de se sobrepor aos demais, na tentativa de se sentirem um pouco menos insignificantes, provando que são melhores e superiores.
O sentimento de inferioridade não nasce por conta das pessoas se sentirem menos que o "nível de normalidade" dos demais, mas sim, da necessidade de se sentirem muito acima desse nível. Isso é assustador, pois as pessoas não se contentam em ser um "igual aos outros", isso não lhes basta para que não se sintam inferiores, pois precisam se sentir muito superiores ao demais, pois só assim, conseguem se libertar da terrível sensação de inferioridade.
Para se sentirem reconhecidas pelo mundo, provando sua superioridade, vivem em busca de meios e situações que permitam que façam melhor e diferente de todos, sempre se evidenciando.
Claro que com essa necessidade do Ego, isso nunca acontece e a sensação é sempre de fracasso. Quanto mais fracassadas se sentem, mais na condição de inferioridade se mantém. Isto gera a sensação de que, ao serem menos que o mundo, serão olhadas com superioridade e desprezo por ele. Ao se sentirem desprezadas, não conseguem imaginar que haja um lugar - de destaque - para ocuparem no mundo, enquanto não forem superiores aos demais.
Isto se torna uma "bola de neve", onde jamais conseguirão se assumir como quem realmente são, pois estão sempre em busca da perfeição que idealizaram para si, para só assim, assumirem seu lugar de destaque e nada menos do que isso. Isto jamais acontecerá. Assim, continuam sentindo que não existe um lugar para elas.
Uma possibilidade de sair desse círculo vicioso seria as pessoas se humanizarem, buscando encarar a realidade da condição humana em que se encontram e, só assim, com humildade, poderão começar a se conhecer de verdade. Então, descobrirão que são mais "superiores" do que imaginavam, mas uma superioridade que está fora e acima dos conceitos da dualidade. Perceberão, que essa superioridade está em todos os seres, e é proveniente da centelha divina que são, com potenciais e dons para manifestarem aqui na Terra e oferecerem para a vida o melhor que há em seus corações.
Compreenderão, com isso, que apesar de não serem os seres especiais na forma como idealizaram, são verdadeiramente especiais aos olhos de Deus e da Vida, e que isto não lhes dá uma condição de "serem mais", mas sim de elevação, em sua humildade, diante de Deus.
Isto sim as levará ao verdadeiro sentimento de ser, de estar e de pertencer. Então, poderão afirmar com propriedade: eu tenho um lugar no mundo, ele é meu de direito, eu o reivindico, o aceito e o assumo. Me coloco no mundo com propriedade e ofereço tudo o que há de melhor em mim, na intenção de manifestar minha Presença Divina.
A Vida está esperando que cada um de nós assuma seu lugar, dentro do Plano Divino! Faça sua parte!
[Teresa Cristina Pascotto]

Nenhum comentário:

Postar um comentário