quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ESTE OU AQUELE? QUAL ESCOLHER?



Uma das melhores faculdades que o ser humano possui é aquela de poder fazer escolhas. Vocês hão de concordar que estamos sempre fazendo escolhas. Essa habilidade em escolher é chamada de 'livre-arbítrio'. Escolhemos o sorvete de creme ou chocolate, escolhemos ir ao cinema ou ao teatro, escolhemos ir para a direita ou ir para a esquerda. Escolhemos sermos alegres ou tristes, otimistas ou pessimistas, generosos ou sovinas, etc., etc... Cada ação, cada escolha irá depender principalmente de nossa personalidade, de nosso caráter, ou seja, daquelas características com as quais nascemos e que são representadas no nosso Mapa Natal. No entanto, existe 'algo' que pode atrapalhar ou ajudar o bom desenvolvimento de nosso potencial: esse algo é o condicionamento recebido desde o nascimento e principalmente na primeira infância. Nunca é demais salientar que os primeiros sete anos de uma criança são determinantes para moldar seu caráter. Durante esses primeiros anos, a criança irá desenvolver a base de sua personalidade, aprendendo valores e ensinamentos morais e éticos que determinarão seus atos. Esses valores moldam o caráter da criança de maneira a ajudá-la a fazer as suas escolhas.
Ao nascer, a criança traz consigo uma série de fatores pré-definidos, potencialidades que formarão o embasamento principal de seu Eu. Uma criança nascida no signo de Touro, sempre terá alguma característica do signo que será facilmente reconhecida por um astrólogo que fizer a interpretação do Mapa Natal dessa criança. Do mesmo modo que um botânico reconhece uma espécie vegetal da outra e sabe determinar a qual 'família' ela pertence, o astrólogo também saberá determinar a qual 'família astrológica' a criança irá pertencer e poderá indicar quais particularidades ela terá. Por essa razão, a meu ver, cada criança deveria sair da maternidade com o 'teste do pezinho', com a avaliação médica, mas também com o Mapa Astral de orientação infantil! Tenho certeza que este mapa seria o melhor presente que uma mãe (ou um pai) iria receber, pois ele será como um 'manual de instruções' que ajudará a mãe a ser uma boa educadora, orientando o bom desenvolvimento do potencial inato da criança e ajudando-a nas futuras escolhas.
Então, voltemos ao assunto 'escolhas', pois neste artigo não quero falar das escolhas que podemos fazer, mas daquelas que 'somos obrigados a fazer'. Muitas vezes nos encontramos numa encruzilhada, em momentos cruciais da vida, quando não podemos recuar e nos parece que as situações saiam de nosso controle. Sabemos que não podemos mudar aquilo que está à nossa frente, mas sempre podemos escolher de que forma iremos reagir diante dos acontecimentos. Em outras palavras, mesmo nas situações que não dependem diretamente de nosso livre-arbítrio, podemos escolher, interiormente, como encarar a situação. Vejam por exemplo o acidente que causou a morte do filho da atriz Cissa Guimarães. O acontecimento não pode ser mudado (infelizmente), porém ela escolheu a melhor forma para enfrentar a situação. Ela está usando a fé para suportar a dor e escolheu não ter ódio pela pessoa que causou o acontecimento trágico. Essa escolha dará paz ao seu coração, tenho certeza disso!
Por essa razão, mesmo em momentos de dor e sofrimento, nosso ou de outros, podemos controlar se iremos nos conectar com a Luz ou com a escuridão! Sabendo que não podemos controlar tudo aquilo que acontece em nossas vidas ou na vida de nossos entes queridos, podemos conseguir a Paz se fizermos a escolha correta, e se compreendermos que a Lei de Causa e Efeito (Leiam As Leis Herméticas no meu site) se cumpriu. O fato atual teve uma causa anterior, mesmo que desconhecida por nós. Portanto, se você tem um parente ou um amigo doente, ou está passando por um momento turbulento, triste e enfrenta um caminho cheio de percalços e desafios, saiba que esses acontecimentos são necessários para o seu desenvolvimento espiritual.
Por isso, vá em frente e continue seu caminho confiante e dê ouvidos à sua intuição, afastando de sua mente os temores que são causados pelo condicionamento emocional da primeira infância. A ajuda de um terapeuta pode ser útil nesses momentos, pois o ajudarão a fazer a melhor escolha. Lembre-se que nosso condicionamento causa uma cegueira tal que nos impede de ver as situações sob a ótica do 'observador'. E é essa ótica do observador que pode clarear nosso pensamento e nos ajudar a fazer as escolhas certas. Vocês já notaram que é bem fácil dar conselhos aos outros? Quando olhamos uma situação sem a distorção do envolvimento emocional, tudo parece mais fácil, não é mesmo?
Por essa razão, caros internautas, não importa como o processo se apresenta ou nos parece; quando estivermos conscientes de nossas possibilidades de escolha, nos sentiremos mais seguros e interiormente estaremos em paz. Vocês já ouviram a frase' a beleza está nos olhos do observador'? Pois é, a Luz também está nos olhos do observador. Procure então usar essa Luz para enfrentar as dificuldades e ela iluminará sua visão, aclarando seu entendimento e facilitando suas escolhas.
Lembrem-se que enxergamos os acontecimentos segundo nossa própria ótica! Por essa razão, esta semana, podemos fazer um exercício especial: vamos colocar sobre seus olhos os 'Óculos do Amor'! Procuremos enxergar tudo com tolerância, generosidade, espírito de conciliação. Aos poucos modificaremos nossa realidade e nossa vida se tornará melhor.
Vamos tentar?
[Graziella Marraccini]

Nenhum comentário:

Postar um comentário