terça-feira, 13 de abril de 2010

VOCÊ É FELIZ?


FELICIDADE
Você é feliz? Você sabe o que é a felicidade? Ela é de origem hindu, cristã ou muçulmana? A felicidade é simplesmente a felicidade. A pessoa feliz, na verdade, não pertence a tempo algum. O êxtase faz o tempo e o espaço desaparecerem.
A infelicidade pode lhe dar muitas coisas que a felicidade não pode. Ela alimenta a sua personalidade, enquanto a felicidade é basicamente um estado de ausência de personalidade. Este é o problema, o verdadeiro dilema.
A infelicidade o torna especial.  Quando você está doente, deprimido, infeliz, os amigos vêm visitá-lo e consolá-lo.  Mas quando você está realmente feliz, o mundo se volta contra você.  A pessoa feliz é uma espécie de ‘afronta’ à felicidade alheia.
E, naturalmente, como o mundo é feito de pessoas infelizes, ninguém é corajoso o bastante para suportar a humanidade torcendo contra.   É perigoso e arriscado. Melhor agarrar-se à infelicidade. Feliz, você é apenas um indivíduo. Infeliz você faz parte de uma multidão.
Olhe para sua própria infelicidade e observe que é algo que lhe traz respeito. As pessoas ficam mais simpáticas e atenciosas, o que é muito estranho. Se você insistir em ser feliz, vai virar alvo de muita inveja e as pessoas não serão nada amigáveis. Elas se sentirão enganadas: você possui algo que não está ao alcance delas. “Assim, aprendemos um mecanismo sutil: reprimir a felicidade e expressar a infelicidade transformou-se em nossa segunda natureza.”
[OSHO]

Um comentário:

  1. Lamento dizer aos invejosos que sou feliz! Não tenho tudo quero. Não sou tudo que almejo. Apenas procuro dar os meus 100% a cada dia. Apenas???!!! Bem, sou o que sou e a cada dia aprendo mais a me aceitar como sou. Isso ajuda a me aproximar do meu objetivo maior, que é ser uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir