segunda-feira, 22 de novembro de 2010

AUTENTICIDADE — TEMPERO DOS RELACIONAMENTOS DA NOVA ERA

"Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta. O amor não é chegado em fazer contas, não obedece a razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo. Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referências. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca". (Arnaldo Jabor)


 As aparências estão relacionadas com as máscaras que criamos, e, tornam-se hábitos, e, se enraizam de um jeito em nós, que acreditamos "de verdade" que elas fazem parte de nossa identidade, pois são qualidades que gostaríamos de ter. Muitas vezes nos enganamos atribuindo a nossa pessoa valores que supostamente, achamos que temos.
As experiências que vivemos aqui nesse plano são assim, como as aparências...  irreais. Um entendimento que parece confuso, se a nossa compreensão estiver limitada somente a matéria física, pois, esse é um plano de ilusões, nós o classificamos como realidade, porque parece muito concreto,   até para quem acredita  na vida do espírito.
Da mesma maneira que o olho físico vê todas as coisas, menos a si mesmo, a alma também não consegue se enxergar e acaba identificando-se com tudo que vê, distorcendo sua real identidade. Essa é uma das principais causas dos péssimos relacionamentos que a maioria dos seres humanos vive. Não vemos nossa casa estando nela... Essas distorções acontecem quando não somos Mestres de nós mesmos, nem de nossas atitudes. Por mais instruído, inteligente e espiritualizado que seja um indivíduo, se ele adotar uma atitude distorcida a seu próprio respeito, jogando as responsabilidades no outro, por algo que não deu certo em seus relacionamentos, não sairá da ilusão.
Em sânscrito existe um ditado que diz: "quando uma época ruim chega na vida de uma pessoa, sua mente muda de atitude", mas, quanto mais rígida, mais idade tiver, mais iludida for uma pessoa, esses hábitos estarão mais identificados com ela.  Então, será preciso uma força de vontade enorme, aliada à humildade e autoconhecimento para que ela admita sua inadequação. Principalmente os mais conscientes e espiritualizados, ao se depararem com obstáculos, e, mesmo sofrendo, insistirem em continuar na rigidez orgulhosa, geram conseqüências desastrosas para suas vidas, porque as cobranças são maiores para aqueles que sabem.
Por que a maioria de nós tem uma imagem distorcida a respeito de si mesmo, tornando difícil sentir o amor está dentro de si? Por que não nos sentimos dignos de ser amados? O Dalai Lama diz: "Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro...
Nós nos sentimos errados, rejeitados e julgados, e, por isso, aceitamos as opiniões dos outros como se elas traduzissem a verdade a nosso respeito, e, moldamos nossa auto-imagem com base nisso. O verdadeiro eu fica encoberto pelas máscaras impostas e isso nos impede de acreditar profundamente em nós mesmos. Só paramos de brigar com os outros quando nos olhamos por trás das máscaras, e enxergamos nossa luz, e, a nossa sombra.
Se olharmos para dentro de nós com honestidade, de forma neutra, com um firme propósito de crescimento, ficaremos surpresos com o que iremos descobrir: somos os responsáveis pelo estado atual da nossa vida e de todos os nossos relacionamentos ou falta deles - não somos vítimas! A maioria das pessoas prefere acreditar que é no outro ou nas cirscunstâncias externas que moram seus problemas. Não temos mais tempo para continuar nos iludindo, pensando que temos qualidades que ainda estão longe de fazer parte de nós, ou achando que somos tão inadequados e culpados! Acordar... tomar atitude, significa conhecimento profundo da sombra e da luz, sem subterfúgios, sem imaturidade, sem pretensão, mas, também, sem culpas, sem mágoas, livres de tudo que vem de fora, assumindo o ser verdadeiro, ficando no caminho do meio, da Chama Branca da Ascensão, do 4º Raio, aquela que gera conflitos primeiro para depois trazer a luz do equilíbrio e da paz.
Estamos vivendo um momento único no Planeta, que não se vive mais que uma vez em uma encarnação, e precisamos aceitar a direção da Luz, para materializarmos nossas escolhas. Não podemos mais continuar enganando a nós mesmos e aos outros. A autenticidade é uma das virtudes imprescindíveis para reconhecermos quem somos de verdade.
Os problemas de relacionamento são provocados por sentimentos e pensamentos que se ocultam no nosso inconsciente, e reforçados pelo autoengano sobre nossa própria identidade,  provocam conflitos na alma.
Que tipo de relacionamentos podemos ter enquanto continuarmos a ocultar nossos verdadeiros sentimentos, emoções e atitudes? Não é você o responsável pela escolha de seu parceiro e pela decisão de ficar do seu lado?  As imagens distorcidas ficam gravadas no inconsciente e se não forem reconhecidas, fortalecerão nosso ego fazendo com que continuemos agindo de acordo com elas, e receberemos aquilo em que acreditamos, bem como, continuaremos na infantilidade de culpar o outro.  Quem deseja fazer mudanças, encontrar a pessoa certa, precisa identificar a raiz do problema, em si mesmo, cortá-la, e, depois, fazer uma faxina dos hábitos adquiridos.
[El Morya Luz da Consciência]

Um comentário:

  1. Excelente texto. Pois é... a questão é essa: quero sair da ilusão? O que faço com o medo? O que vai sobrar depois da faxina? Só tem um jeito de saber: fazendo. Então vou arregaçar as mangas e por mãos à obra.

    ResponderExcluir