sexta-feira, 9 de julho de 2010

VOCÊ É VOCÊ

Recebi muitas mensagens de pessoas que apreciaram o texto sobre Auto-Estima. Ora, para mim o artigo é óbvio, porque sei que eu sou o responsável por minhas conquistas e derrotas.
Assim, resolvi estender-me um pouco mais sobre este assunto...
Faz tempo que deixei de responsabilizar as pessoas próximas de mim por minha ausência de conquistas e também pela "impossibilidade" de dar sequência naquilo que eu gostaria de fazer.
Faz tempo que não busco "proteções" para o meu caminho, como se eu fosse um deficiente mental que precisa de bengalas para poder pensar e agir. Isso é demagogia de religião.
Faz tempo que a minha vida não é mais consequência de seres super poderosos que dominam minhas conquistas.
Faz tempo que eu DESCOBRI QUE EU SOU EU. Afinal, EU decido o que vou fazer na sequência e NINGUÉM ME IMPEDE DE ASSIM SER.

Ponto e Parágrafo, como diria um irmão Marista do Colégio Arquidiocesano de São Paulo -onde estudei, em regime de internato na década de sessenta-, no momento em que ele desejava determinar o fim de uma colocação.
Isso posto, ninguém, mas ninguém mesmo, pode ser mais forte que a minha DETERMINAÇÃO. Ninguém no Universo -eu escrevi Universo mesmo-, tem mais poder do que eu na forma humana sobre as minhas atitudes e, principalmente, decisões. Isso faz parte do meu aprendizado, do seu aprendizado e daquele de qualquer ser humano: Decidir para aprender como acertar.
Nós só aprendemos fazendo. Jamais só lendo, só adquirindo conhecimento ou, principalmente, seguindo os outros. Não importa se em estágio humano ou não.
Posso até não lograr êxito em minha caminhada, mas aí entram outras variáveis, como a forma e a energia com as quais aplico o meu conhecimento.
Não se trata de desculpa antecipada sobre o fracasso, mas sim, da maneira como atuo com a minha energia. Se ela estiver desbalanceada, prevalece a energia que predomina neste desequilíbrio.
Portanto, minha Auto-Estima é problema EXCLUSIVAMENTE MEU e da forma como decido e implemento os meus problemas.

TODO SER DEPRESSIVO JÁ NÃO TOMA ATITUDES. Os problemas que o cercam o venceram. Sinônimo de depressivo é AUTO-ESTIMA BAIXA. Como causa de Auto-Estima baixa temos seres que NÃO DECIDEM A SEU FAVOR.
Pronto, criamos assim um círculo vicioso cujo efeito todos nós já conhecemos.
Assim, temos que pensar muito ao se manifestar qualquer problema pessoal:
- Por que escolhi esta família para nascer?
- Por que Escolhi este País para aqui viver?
- Por que escolhi todas estas dificuldades para superar?
- Por que tenho esta cor de pele?
- Por que tenho esta posição social?
As respostas não estão nas páginas dos livros de fábulas e tampouco em escritos TIDOS COMO sagrados. As respostas estão dentro de nós mesmos e em função daquilo que estamos fazendo com esta vida.
Uma vida é um presente, pois é assim que chamamos o momento atual. Se ele é um presente, deve ter um forte significado, que não é somente o de acumular riqueza e sucesso.
Nossa vida presente é apenas UM ESTÁGIO que estamos atravessando. Passaremos por cada signo zodiacal; a cada um deles estaremos seguindo em frente, pois cada signo reúne características que precisamos estudar, assimilar e SUPERAR.
Assim, somos todos um, na busca, mas singulares na caminhada.
Você é Você.
[Saul Brandalise Jr.]

2 comentários:

  1. Acredito nisso, Eu sou EU. Responsável pela minha caminhada individual e co-responsável também por todo o resto. Eu decido (bem ou mal) e vivo com essas decisões.

    ResponderExcluir