quinta-feira, 29 de julho de 2010

SEJA SEU PRÓPRIO GUIA


Quando iniciamos nossa busca espiritual, é natural que nos voltemos para algum mestre, pois nos sentimos perdidos e esperamos poder contar com alguma luz que nos ajude a percorrer esta rota desconhecida.
Mas, na medida em que avançamos em nosso processo de autoconhecimento, e aprendemos a manter contato com nossa própria interioridade, descobrimos que as respostas para todas as dúvidas e questionamentos se encontram dentro de nós.
Quanto mais familiarizados nos tornamos com esta realidade, que é totalmente diversa do mundo exterior e exige de nós uma nova forma de percepção, mais segurança passamos a sentir em nossos próprios insights.
Confiar neste dom que existe em todos os seres humanos é algo que não vem facilmente. Como somos treinados para lidar com a vida através da razão, seguindo parâmetros pré-estabelecidos, temos dificuldades para ouvir -a cada nova situação ou circunstância que se apresenta-, a voz da intuição, aquela que nos direciona para o caminho mais acertado, ou seja, através do qual encontraremos a paz interior.
Precisamos de perseverança e, acima de tudo, de uma enorme coragem para tatear no desconhecido, com a certeza de que encontraremos ali as respostas que procuramos.
Cada um criará a sua própria trajetória e fará a descoberta a seu próprio modo e no tempo que lhe for adequado. O importante é ter em mente que todos somos capazes de nos tornar nossos próprios guias, e direcionar nossas vidas pela luz que existe em nosso interior.

O REBELDE
Pergunta:
Amado Osho, o caminho do rebelde é o caminho do meio ou o caminho dos extremos?
Tenho ouvido você falar a favor e contra ambos, e também dizer que não existe caminho. O que guia o rebelde?
Osho:
O REBELDE NÃO TEM caminho algum para seguir; aqueles que seguem algum caminho não são rebeldes. O próprio espírito de rebeldia não necessita de qualquer orientação. Ele é uma luz em si mesmo.

As pessoas que não podem se rebelar pedem por uma orientação, querem ser seguidoras. A psicologia delas é a de que ser um seguidor as alivia de todas as responsabilidades; o guia, o mestre, o líder, o messias se tornam responsáveis por tudo. Tudo o que se requer do seguidor é apenas que tenha fé. E apenas ter fé é um outro nome para escravidão espiritual.
O rebelde está em um tremendo estado de amor pela liberdade - liberdade total, nada menos que isso. Daí ele não ter salvador, mensageiro de Deus, messias ou guia algum; ele simplesmente vive de acordo com sua própria natureza. Ele não segue ninguém, não imita ninguém. Certamente ele escolheu o modo de vida mais perigoso, cheio de responsabilidades, mas de uma alegria e liberdade tremendas.
Ele muitas vezes falha e comete erros, mas nunca se arrepende de nada, porque aprendeu um profundo segredo da vida: ao cometer erros você se torna sábio. Não existe outra maneira de se tornar sábio.
Ao extraviar-se, você conhece mais claramente o que está certo e o que está errado, porque tudo aquilo que lhe dá miséria, sofrimento, que torna sua vida uma escuridão sem fim, sem amanhecer... isso significa que você se extraviou. Perceba-o — e volte novamente para o estado de ser onde você está em paz, silencioso, sereno, uma fonte de felicidade, e estará novamente no caminho certo.
Estar em estado de graça é estar no caminho certo.
Estar infeliz é estar errado.
A peregrinação do rebelde está repleta de surpresas. Ele não tem mapa nem guia, assim, a cada momento está entrando em um novo espaço, em uma nova experiência - em direção a sua própria experiência, à sua própria verdade, ao seu próprio êxtase, ao seu próprio amor.
Aqueles que são seguidores nunca conhecem a beleza de experenciar coisas novas. Eles sempre têm usado conhecimento de segunda mão, e fingido serem sábios. As pessoas são certamente muito estranhas. elas não gostam de usar sapatos de segunda mão. Mas quanto lixo elas estão carregando em suas cabeças... simplesmente, sapatos de segunda mão! Tudo o que elas sabem, é emprestado, imitado, aprendido - não pela experiência, mas somente pela memória. O conhecimento delas se consiste em memorização.
O rebelde assemelha-se a um pássaro voando no céu; que caminho ele segue? Não existem estradas no céu, não existem pegadas de pássaros ancestrais, de pássaros notáveis, Gautamas Budas. Nenhum pássaro deixa qualquer pegada no céu; portanto o céu está sempre aberto. Você voa, e faz o seu caminho.
Encontre a direção que lhe dê alegria. Mova-se para a estrela que toque sinos em seu coração. Você deve ser o fator decisivo, ninguém mais!"
[Elisabeth Cavalcante]

Um comentário:

  1. nossa ! não sei nem o que dizer ADOREI suas palavras , sem culpa de não ser um seguidor de nada, doutrinas talvez, como eu.... mas adorei parabéns! boa noite

    ResponderExcluir