quinta-feira, 21 de outubro de 2010

VENCENDO AS BARREIRAS



Somos o resultado daquilo que acreditamos ser. A crença é, aliás, o que direciona a nossa vida o tempo todo. Não apenas as crenças externas, que a sociedade nos impôs, mas, principalmente, aquelas que nós próprios nos impomos, a partir das experiências emocionais que a vida nos trouxe.
O resultado é uma postura de amargura, em que nos cobramos uma perfeição que acreditamos jamais conseguir alcançar. Não é de admirar que a depressão seja um dos maiores males da sociedade atual.
A maioria de nós vive em total disssonância com a sua realidade interior, aquela que vem da alma e determina nossos anseios mais profundos, que poucas pessoas conhecem.
Viver sob o domínio do ego é uma experiência bastante dolorosa, pois nos traz o medo permanente de que deixemos transparecer nossas fragilidades e, deste modo, sejamos esmagados pelo mundo.
A única maneira de escapar desta armadilha é aceitar nossas limitações e olhar para elas com um olhar amoroso e compassivo, entendendo-as como o produto dos condicionamentos a que fomos expostos.
Entretanto, existe uma postura fundamental, que pode fazer toda a diferença entre uma vida feliz e saudável e outra onde o sofrimento será uma constante: trata-se da fé, de acreditar que apesar de difícil, sempre será possível vencer os obstáculos, se estivermos dispostos a buscar ajuda.
Os recursos para isto existem atualmente às dezenas, mas eles jamais poderão fazer algo por nós se não estivermos movidos por uma vontade profunda, que nos mobilize a fazer tudo o que pudermos para alcançar a paz e a serenidade com que sonhamos.
.... "A mente funciona como um computador, e seguimos alimentando suas atitudes. Estas vão se acumulando lá e pouco a pouco se tornam profundamente entranhadas.
Personalidades podem ser divididas em duas categorias. A primeira, os psicólogos chamam de personalidade T, tóxica, e a outra chamam de personalidade N, nutridora.
Uma personalidade tóxica está sempre olhando as coisas de uma maneira negativa. Toda a visão do mundo da personalidade tóxica é depressiva, triste. A personalidade tóxica se esconde atrás de belos rostos. Um perfeccionista é uma personalidade tóxica.
... Ele quer procurar pelas falhas, enganos, erros, qualquer coisa que esteja faltando, e essa é a melhor maneira - manter uma aparência de perfeição para que ele possa comparar com o ideal e condenar sempre.
Essa personalidade tóxica sempre olha naquilo que não é e nunca olha naquilo que é, desse modo o descontentamento se torna natural. Uma personalidade tóxica envenena seu próprio ser; não apenas isso - goteja veneno.
Isso pode ser uma herança. Se você conviveu na sua infância com pessoas que tinham uma atitude negativa para com a vida... Isso pode estar oculto em termos brilhantes, belas linguagens, ideais, paraíso, Deus, religião, a alma; eles podem usar belas palavras, eles estão simplesmente tentando... e eles falam a respeito do outro mundo somente para condenar este mundo.
.... A segunda personalidade, a personalidade N, a personalidade nutridora, é totalmente diferente. Ele não possui ideais, realmente. Ele apenas olha para a vida e a realidade decide seu ideal. Ele é muito razoável. Nunca é perfeccionista; é total, mas nunca um perfeccionista. E sempre olha para o lado bom das coisas. A personalidade está sempre esperançosa, radiante, aventureira, confiante, não condenatória. Essas são as pessoas que se tornam poetas, pintores, músicos.
.... Se uma pessoa tipo N se torna pai, então há um pai de verdade. Se uma pessoa tipo N se torna mãe, ela é uma mãe real. A pessoa tipo T é um pseudopai e pseudomãe. Serve apenas de truque para explorar a criança, para torturar, dominar, possuir e esmagar a criança, para se sentir poderoso esmagando a criança.
O tipo T está na maioria, assim você pode estar certo que você está carregando uma herança como todo mundo. Mas uma vez que você se torna cônscio, não há mais problema. Você pode se mover de T para a N muito facilmente.
... O que você puder fazer, faça; O que você não puder fazer, aceite. É assim que você é, e você está aqui para ser você mesmo, ninguém mais. Pouco a pouco você verá que o seu T está se transformando em N. Você será nutridor e você desfrutará mais, você amará mais, e você ficará mais meditativo.
... Apenas desfrute e se mova de acordo com o seu ser - nada de deveres, nada de ideais, do contrário eles lhe envenenarão. Olhe para a vida com profunda esperança. Ela é realmente bela. Apenas olhe para ela, e não espere por perfeição. Não pense em termos de desfrutar as coisas somente quando elas forem perfeitas; senão você nunca desfrutará.

Se uma pessoa tipo T encontrar Deus, irá imediatamente descobrir algum defeito nele. Eis porque Deus está escondido — devido às pessoas tipo T. Ele se revela para os tipos N, nunca para os tipos T. Ele se revela apenas para aqueles que podem ser nutridos por ele - não somente isso, mas para aqueles que podem nutri-lo.
Portanto, apenas relaxe, desfrute, aceite, e os problemas desaparecerão. (Osho, Extraído de: A paixão pelo impossível).
[Elisabeth Cavalcante]

Nenhum comentário:

Postar um comentário