quarta-feira, 20 de outubro de 2010

QUAL SUA ÚLTIMA PALAVRA?


Com certeza, a vida não vem pronta. O tempo todo podemos interagir com as coisas à nossa volta. Podemos agir mal e podemos agir bem. Podemos nos magoar com as coisas que as pessoas nos fazem e podemos ter uma luz nesse momento, e entender que a pessoa está com problemas, e relevar atitudes grosseiras. Mas, se por acaso, estamos tristes, meio depressivos, ou confusos, uma pequena discussão pode ter enormes repercussões.
Conheci várias pessoas que romperam com a família, com um relacionamento, por conta de um mal entendido e, depois do fato consumado, não conseguiu voltar atrás. Pois é, amigo leitor, podemos piorar ou entender as coisas. Claro que em alguns momentos precisamos colocar limites, dizer o que pensamos, mas em outros momentos se percebemos que está acontecendo um engano da parte do outro, é preciso ter paciência e deixar aquilo passar.
No último domingo da votação vi uma cena insólita. Estava saindo do colégio onde votei numa rua super movimentada e esperava minha filha ao lado de dois policiais. Como ela demorou, fiquei observando as pessoas, casais de mãos dadas, senhoras de idade acompanhadas pelos filhos, gente jovem conversando animadamente, enfim, uma multidão passou por mim, mas o que me chocou foi ver um homem que quase atropelou um passante sair do carro e xingar o outro de forma descabida. Ele parou o carro, desceu e começou a insultar o homem que ele quase atropelou. O outro é claro que revidou, e o desfile de impropérios foi crescendo, sem que nem um nem o outro se desse por satisfeito. Cada um queria ter a palavra final, então, quando um falava uma bobagem o outro respondia.
Apenas quando eles se distanciaram e não podiam mais se ouvir é que a briga serenou. Como eu estava perto do carro, fiquei vendo o agressor entrar totalmente desarmonizado. Um verdadeiro show de horrores. As outras pessoas que estavam por perto ficaram de boca aberta com o ocorrido e, por coincidência, os guardas naquele momento tinham se afastado para ajudar um cadeirante.
Fiquei imaginando que aquele homem tinha que agradecer a Deus por não ter atropelado alguém, pois o outro poderia ter se ferido, ou até morrido, mas não... No auge do estresse ele gritou, agrediu, insultou.
Pensei que muitas vezes somos convidados a agir mal. Algumas situações tiram a gente do sério e se não nos cuidamos podemos fazer algo semelhante. Podemos reagir muito mal a algo externo, mas, com certeza, fazemos isso quando estamos afastados das orações, quando estamos preocupados com coisas para resolver, ou quando estamos com raiva reprimida e aquilo se torna o estopim da bomba emocional.
Por isso que precisamos da prática espiritual, precisamos meditar, participar dos grupos, trocar energia e, quando necessário,  fazer terapia. Precisamos nos expor para alguém, trocar sentimentos, aprender a ouvir o que as pessoas pensam sobre nós. Guardar sentimentos, reprimir emoções faz muito mal, e quando menos esperamos, podemos ser surpreendidos soltando uma explosão de atitudes grosseiras, palavras duras para o mundo à nossa volta. São fatos e situações que poderíamos evitar se estivéssemos em harmonia. Acho que a última e a primeira palavra deveria ser paciência.
[Maria Silvia Orlovas]

Nenhum comentário:

Postar um comentário