sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ORAÇÃO DE ANO NOVO

Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade,
teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Ao acabar mais um ano, quero te dizer obrigado
por tudo aquilo que recebi de Ti.
Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar
e pelo sol, pela alegria e pela dor,
pelo que é possível e pelo que não foi.
Ofereço-te tudo o que fiz neste ano, o trabalho
que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos
e o que com elas pude construir.
Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei,
as amizades novas e os antigos amores,
os que estão perto de mim e os que estão mais longe,
os que me deram sua mão e aqueles que pude ajudar,
os com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.
Mas também, Senhor, hoje quero Te pedir perdão.
Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto,
pela palavra inútil e o amor desperdiçado.
Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito,
perdão por viver sem entusiasmo.
Também pela oração que aos poucos fui adiando
e que agora venho apresentar-te, por todos meus olvidos,
descuidos e silêncios, novamente te peço perdão.
Nos próximos dias começaremos um novo ano. Paro
a minha vida diante do novo calendário que ainda não se iniciou
e Te apresento estes dias,
que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los.
Hoje, Te peço para mim, meus parentes e amigos, a paz e a alegria,
a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade,
levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz.
Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios a palavras
mentirosas, egoístas ou que magoem.
Abre, sim, meu ser a tudo o que é bom.
Que meu espírito seja repleto somente de bênçãos
para que as derrame por onde eu passar.
Senhor, a meus amigos que lêem esta mensagem,
enche-os de sabedoria, paz e amor. E que nossa amizade dure
para sempre em nossos corações.
Enche-me, também, de bondade e alegria, para que
todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho
possam descobrir em mim um pouquinho de Ti.
Dá-nos um ano feliz, e ensina-nos a repartir felicidade.
Amém.
[enviado por Reinice Fonseca Neves]

O QUE NOS RESERVA O ANO DE 2011?



Sempre que um novo ano se aproxima, pipocam em nossa mente inúmeras perguntas: como será o novo ano? Conseguirei alcançar minhas metas? Cumprir minhas promessas? Teremos crises mundiais? Como ficará minha saúde? E minhas finanças? Enfim, não faltam perguntas na mente de todos, não é mesmo? Em nível pessoal, não nos cabe aqui fazer previsões muito precisas já que isso é de âmbito da Astrologia Pessoal, e requer os dados de nascimento da própria pessoa numa consulta confidencial, a menos que a pessoa em questão seja uma figura pública. Em nível mundial, na disciplina chamada de Astrologia Mundana, porém, é possível analisar os fatores astrológicos mais importantes que indicam se um ano será mais ou menos favorável, e, se crise houver, quando ela irá chegar e de que forma. Por último, podemos analisar esses fatores em sobreposição ao mapa do Brasil para determinar como esses indicativos mundiais irão afetar o nosso país.
Desde que abrimos o nosso site pessoal, costumamos publicar as Previsões Anuais para o Brasil numa análise baseada no Mapa da Independência do Brasil, ou seja, no momento exato em que o Brasil 'nasceu' como nação independente, em 7 de setembro de 1822, por volta das 16h30, em São Paulo.
O Brasil tem o Sol em Virgem, o Ascendente em Aquário, a Lua em Gêmeos. Em Astrologia Mundial, o Sol tem relação com aquilo que o país revela sobre sua 'personalidade coletiva'. Também se relaciona com as figuras de destaque, os artistas, os presidentes e as lideranças nacionais. O Ascendente se relaciona com a imagem que temos lá fora, ou seja, como nos mostramos aos olhos do mundo. Aquário é símbolo de fraternidade, de igualdade e de liberdade, e se refere também aos assuntos sociais e comunitários. A Lua tem a função de nos mostrar a emotividade coletiva, ou seja, como o povo reage e indica os movimentos públicos, assim como os assuntos do trivial doméstico das famílias. A Lua do Brasil se encontra em conjunção com Júpiter no signo de Gêmeos, o que explica, em parte, porque nosso povo é tão emotivo, sentimental, ao mesmo tempo em que tem aquela atração incrível pelos assuntos triviais, relativos aos lares e à família, e também porque.... adora ver novelas! Um pouco de exagero na expressão das emoções e até certa dificuldade em aceitar limitações e restrições também podem ser fruto dessa conjunção planetária.
Com isso em mente, vamos examinar as Progressões Lunares sobre o mapa para o ano de 2011:
Movimento direto da Lua: na Casa III, em Áries, até Maio e em Touro após. A Casa III se refere principalmente aos assuntos do comercio varejista ou de atacado (este na Casa IX) nos assuntos relativos à educação, Correios e transportes, trânsito, malha viária e imprensa. O Ministério da Educação também se relaciona com esta casa astrológica. A Lua colocará em evidência todos esses assuntos. Antes de Maio, porém, não existem aspectos importantes. A partir de junho, a oposição da Lua com Marte natal que se encontra na Casa IX pode indicar o início de uma disputa em termos de comércio exterior, focalizando o câmbio. Leis e assuntos jurídicos também ganham a mídia, assim como o turismo e as viagens ao exterior que podem ser alvo de medidas por parte do governo. Aspecto favorável com Urano e Netuno, que se encontram na Casa XI, indicam que o Congresso estará se mobilizando para legislar sobre esses assuntos. Somente em Dezembro de 2011, porém, alguma lei ou medida restritiva será realmente efetivada.
Movimento converso da Lua: na Casa V, em Câncer, o ano todo. Essa Casa astrológica representa o Ministério da Educação e Cultura e principalmente dos Esportes, focalizando as atividades esportivas e o mundo artístico e cultural. Os aspectos são favoráveis de Janeiro a Julho, indicando que teremos um início de ano otimista e com muitas atividades culturais e diversões populares. A partir de junho e até o final do ano, um bom aspecto com Saturno indica um período mais adequado a regulamentações neste setor da economia do país.

TRÂNSITOS PLANETÁRIOS: CICLOS DOS PLANETAS LENTOS
Em astrologia mundial, o trânsito dos planetas lentos sobre o mapa natal de um país ou cidade, é importante para indicar que tipo de sincronicidade irá atuar numa determinada casa astrológica, ou seja, de que forma e onde irá se manifestar uma determinada energia planetária. Os planetas lentos, Júpiter e Saturno, e depois Urano, Netuno e Plutão, são examinados principalmente por serem relacionados com a coletividade, ou seja, com o destino coletivo.
Plutão continuará seu trânsito no início de Capricórnio onde ficará nos próximos 19 anos aproximadamente. Ele está em conjunção com os planetas Netuno e Urano que se encontram na cúspide da Casa XI do mapa do Brasil. Esta é a Casa tradicionalmente ligada ao signo de Aquário, e representa, além dos planos futuros, também os membros do Congresso, os sindicatos e partidos políticos de esquerda, o legislativo e o parlamento. Existe um foco principal no campo das mudanças partidárias e sua ação poderá provocar ainda muitas reviravoltas no Congresso. Esse aspecto planetário durará ainda o ano inteiro e continuará também em 2012. Por isso, ainda teremos grandes modificações (transformações) nesta área e valem ainda as informações publicadas no ano passado. Mais sujeira poderá aparecer (falcatruas, desvio de verbas, corrupção) provocando reviravoltas no ambiente político do país. Esse signo tem analogia também com a ciência e a tecnologia, as descobertas científicas, os projetos de longo prazo, e esse aspecto astrológico poderá nos presentear com belíssimas conquistas especialmente na área da genética, transplantes, pesquisa científica e tecnologia.
Os países amigos continuarão sendo alvo de iniciativas do Congresso, que poderá intervir em assuntos estratégicos, até mesmo aprovando leis protecionistas em relação ao mercado de capitais ou em vários campos de nossa economia. No palco da ciência e tecnologia, o Brasil poderá ainda fazer muitos avanços. A força de Plutão nesta casa pode fortalecer o PT que, porém, acabará passando por profundas transformações. (Como vimos nas eleições de 2010, ocorreu realmente um fortalecimento do PT no Congresso Nacional). A meu ver, também a 'queda de braço' entre os poderes é um efeito plutoniano.
O aspecto de conjunção de Plutão com Urano e Netuno no mapa natal do Brasil permanecerá intenso até 2012, por isso as transformações e remanejamentos nesta área influenciarão ainda nosso país por um longo tempo e muitas coisas ainda irão surgir que estão escondidas por debaixo do pano: a corrupção será muito focalizada pela mídia que irá descobrir as falcatruas cometidas pelos governantes. Além disso, como Plutão rege também o petróleo e os produtos do nosso subsolo (as riquezas minerais), portanto, esses assuntos estarão sendo muito salientados na mídia do país, como já vimos acontecendo com a descoberta do petróleo na camada de pré-sal. No entanto, não sabemos quando esse 'sonho' se tornará realidade. O campo da computação, as obras do metrô, esgotos e saneamento básico, os túneis, são fatores regidos por Plutão. Os centros espaciais e o bio-diesel ainda serão alvo de atenção por parte do Congresso.
Capricórnio, signo onde Plutão transita, é um signo relacionado astrologicamente com a Casa X do zodíaco que representa os governantes e as classes dirigentes, a administração pública e privada das grandes empresas, os chefes de maneira geral e as personalidades de destaque do país. Esse signo é o signo ligado ao governo, ao sistema capitalista que rege a economia ocidental, e indica o status social, o ambiente profissional. É nesse signo que encontramos os chefes de estado, os primeiros ministros, reis e governantes em geral. O Brasil tem parte deste signo ainda na Casa XI, cujo significado foi descrito anteriormente. Mundialmente, será a reputação do nosso país que estará em evidência, e os planos de longo prazo que irão mudar os paradigmas da economia mundial que ainda influenciarão todos os países no longo prazo.
O desenvolvimento das conjunções de 2011 será menos tenso, especialmente no primeiro semestre. A partir do final de Abril/Maio de 2011 teremos uma quadratura deste Planeta com Urano e também de Plutão com Saturno. Iniciaremos um período difícil, marcado por medidas restritivas e dramáticas, inclusive em nível mundial. Depressão, pessimismo, privações e miséria serão assuntos na mídia, especialmente entre Maio e Junho. As mortes coletivas podem aumentar ainda mais nos países menos desenvolvidos.
Netuno transita no signo de Aquário e chega a 28º neste ano, continuando na Primeira Casa do Brasil. Netuno transita durante 12 anos num signo e ingressou em Aquário em Novembro de 1998. Netuno, Deus dos Oceanos, sairá de Aquário e ingressará em Peixes em março de 2012. Este planeta tem tradicionalmente analogia com o Carma coletivo, com o sofrimento, a pobreza, os hospitais, os excluídos, os índios e as minorias sociais e raciais. Os pescadores e os assuntos do mar também são ligados a esse planeta e o são também os assuntos ligados ao contrabando, tráfico de drogas e máfias de todo tipo. Por essa razão, esses assuntos ainda serão focalizados pela mídia, pois farão parte de nossa responsabilidade cármica coletiva e não serão facilmente resolvidos, a não ser através de uma mobilização da sociedade como um todo. Somente a solidariedade, indicada pela presença de Netuno em Aquário, poderá salvar o país da miséria social. Não nos iludamos, porém, pois com o clima de euforia os movimentos sociais irão se intensificar, seja em beneficio do planeta e da coletividade, seja em beneficio dos animais, flora e fauna terrestre. As ONGs e outros movimentos sociais terão um papel importante neste momento de expiação coletiva. Nosso povo precisará se mobilizar ainda mais, demonstrando seu espírito de responsabilidade social e de solidariedade, especialmente em relação ao solo e à preservação ambiental.
No entanto, Netuno é o planeta do onírico, do sonho, da fé, da inspiração e da criatividade no seu lado positivo; mas no lado negativo, este planeta evidencia todos os vícios da humanidade, os problemas sociais, o mundo do crime, das drogas, dos seqüestros, da violência, da pirataria, das transgressões e das máfias. Netuno em aspecto tenso aumenta o risco de epidemias e envenenamentos, contaminação das águas, contaminação dos mananciais, falta ou excesso de água, perigo de afogamentos e naufrágios.
O país tem grande parte do signo de Peixes na Casa I e possui, portanto, um misto de Aquário e de Peixes em sua personalidade. Peixes é o signo do misticismo, da fé, de religiosidade, da generosidade e da hospitalidade, mas também das ilusões, da dissimulação e da criminalidade. Não é por acaso que o Cristo Redentor é símbolo nacional! A passagem de Netuno no ASC do Brasil parece ter deixado, porém, as pessoas muito entorpecidas, sonhadoras, preferindo a fuga à ação. Não é por acaso que não conseguimos mais reagir com a devida firmeza contra os inúmeros escândalos na classe política! O paralelo de Netuno com Marte, até Fevereiro, pode indicar um aumento da violência de maneira geral e, principalmente, dos conflitos entre policia e traficantes, nas favelas, com índios e excluídos, etc.. O trígono que se inicia em março será mais favorável e indica uma trégua, uma diminuição desses conflitos armados.
Outro fator importante salientado pela posição de Netuno no Ascendente do país indica continuaremos evidenciando os assuntos esotéricos e religiosos, como aconteceu este ano inclusive nos cinemas. Este é um fenômeno que tende a crescer. Do ponto de vista mais negativo, esse transito planetário salientará ainda mais a condição da saúde publica dos hospitais, a superlotação das prisões, onde ainda ocorrerão casos de intoxicações, envenenamentos, contaminações por vírus, erros médicos, etc.. A máfia do tráfico continuará reinando nas favelas do Rio de Janeiro (cidade pisciana particularmente atingida pela passagem de Urano em Peixes). Inundações, chuvas, marés e poluição das águas em geral serão assuntos focalizados pela mídia, assim como o derretimento das calotas polares e a poluição, causa do aquecimento global. Álcool e gás também são assuntos de Netuno e podem ser alvo de medidas do governo. A primeira casa do zodíaco representa o povo do país e a forma como esse povo se mostra, ou seja, a personalidade coletiva do brasileiro. Por isso continuaremos sendo caracterizados por esses assuntos mais negativos, porém o seremos também pela nossa música e pelo nosso cinema, que continuará em destaque no exterior. Salientando a necessidade de melhorar as relações interraciais e a tolerância, nosso povo precisará continuar no caminho da espiritualidade.
Urano em trânsito está nos últimos graus do signo de Peixes, influenciando a Casa II, ingressa em Áries a partir de março de 2011. A Casa II é a casa dos bens materiais, dos bancos e do dinheiro. A oposição de Urano com Mercúrio terminará em Março de 2011. Mercúrio rege os centros culturais, bibliotecas, escolas, os correios e telecomunicações, a propaganda e o marketing, os transportes, e malha viária, o comercio varejista e o trânsito.
A conjunção de Urano com o Plutão natal do mapa, ativa desde o ano passado, e persistente o ano inteiro, pode indicar o início de reformas na área financeira e também de outras medidas visando especialmente retomar algo (taxas como a CPMF!) já tentado e abandonado. Urano estará em Áries novamente a partir de Março, e Áries é um signo de violência e de agressividade. Será que iniciaremos as tão alardeadas reformas financeiras? Teremos mudanças na equipe econômica? Haverá uma queda de braço entre o judiciário e o legislativo? Urano certamente servirá de estopim para ações reformadoras em muitos campos, especialmente na área financeira.
A conjunção de Urano com Júpiter que marcou 2010 com um sentimento de euforia e otimismo terminará em Março. Após o Carnaval o país precisará enfrentar alguns desafios na área econômica, visando uma maior estabilidade e a diminuição dos gastos públicos!
Saturno transita agora no signo de Libra, e se encontra na Casa VIII do mapa do Brasil. Esta é a casa da morte, da transformação, e rege os centros espíritas e espiritualistas, a paranormalidade e a metafísica, assim como os cemitérios, as funerárias, etc. Sexo e reprodução humana também fazem parte desta casa zodiacal que se relaciona também com a dívida do país, as taxas e os ônus.
Saturno, já adentrando o signo de Libra, não estará em aspecto tenso em 2011, porém, sendo ele o planeta da limitação e da responsabilidade, provavelmente assistiremos a ações do governo visando regulamentar as áreas da nossa vida coletiva. Ouviremos discussões sobre o salário mínimo, os produtos básicos, o custo de vida etc., e isso irá apagar um pouco esse clima de euforia que assola o país! Em nível mundial, Saturno forma uma oposição com Plutão, comentada anteriormente, e uma oposição com Urano, a partir de Maio e até Agosto de 2011 indicando um período de dificuldades, inclusive econômicas. Vai pintar mais uma crise por aí!
Júpiter, chamado de o grande benéfico, do mesmo modo que Urano, transita na Casa II do mapa do Brasil, focalizando a área financeira, o Banco Central.
Como o Ascendente tem relação com a nossa projeção 'lá fora', continuaremos recebendo muitos investimentos e nossa economia será vista como uma tábua de salvação. Comércio, estoques, instituições financeiras e capital de giro serão assuntos focalizados neste ano de 2011.
A conjunção de Júpiter com Plutão Natal ainda fica atuante até fevereiro de 2011. Em novembro de 2010, estourou mais um escândalo financeiro (o Banco Pan-Americano), mas o aspecto tenso continua até Fevereiro, período em que o governo estará focalizando de maneira especial este campo da economia nacional. As coisas se acalmam a partir de Março, pelo menos para nosso país.
Em nível mundial, a conjunção de Marte com Júpiter entre final de Abril e Maio de 2011, indica a explosão de conflitos e o aumento da violência que podem resultar em crises, rupturas entre países, movimentos separatistas, atentados religiosos, polêmicas internacionais relacionadas com o mercado de capitais e tratados econômicos. Este aspecto tem uma natureza violenta e pode servir de estopim para conflitos de grande importância em nível mundial.
Em meados de 2011, a conjunção de Júpiter com Saturno no signo de Touro será favorável ao nosso país, indicando medidas de saneamento da economia, e talvez a realização da tão falada reforma econômica e judiciária.
Terminaremos o ano de 2011 e iniciaremos 2012 num período de tensões no Congresso que pode indicar cisões partidárias causados por conflitos internos e entre a oposição e a situação. Os primeiros meses de 2012 serão bem mais agitados.
Um Feliz 2011 para todos!
[Graziella Marraccini]

PENSAMENTO DO DIA

"Quando nossa generosidade se limita a dar apenas o que nos sobra, está mais do que na hora de revermos nossos conceitos." [Lineu Cotrim]

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

DINGOBEL!


Que eu possa estar junto de meus amigos, em paz e com saúde.

AMIGOS DO MEU CORAÇÃO


 Aquela magia toda guardada durante todo o ano Venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.
Que não apenas seja uma comemoração, mas um início para uma nova geração.
O Natal simboliza nova vida, pois nele comemoramos o nascimento do Homem
Que modificou a nossa maneira de ver o mundo.
Trazendo-nos amor e esperança.
Que neste Natal sejam confraternizados todos os desejos de um mundo melhor.
Que todos estabeleçam um novo vigor de humanidade.
E que nada seja mais forte do que a união
Daqueles que brindam o afeto entre eles. (Autor Desconhecido)
[enviado por Bruna Silveira]

CARTA DE NATAL


Ninguém te esquecerá, Jesus, o berço pobre,
A noite, o frio, a palha, a estrebaria,
A estrela que surgiu no firmamento
E os pastores cantando de alegria!...
“Glória a Deus nas Alturas, Paz aos Homens
e toda a Terra!...” Temos na lembrança
A voz dos anjos que te acompanhavam
A mensagem de amor e de esperança...
Quantos conquistadores já passaram!...
Senhores do poder, altivos e aguerridos...
E quanto mais brilharam sobre os povos,
Mais desceram, por fim, aos museus esquecidos!...
Hoje, o Progresso atinge culminâncias;
É o cérebro a fulgir em triunfos supremos;
Mas quando a provação nos procura e domina
É sempre a Ti, Senhor, que  recorremos.
Natal!... Os homens cantam separados...
Perdoa-nos, Senhor, os erros tais quais são.
Não nos deixes a sós, Amado Amigo,
Fica, Jesus, em nosso coração!...
(Livro: PREITO DE AMOR - Maria Dolores - Francisco Cândido Xavier)
[enviado por Vanusa Bilhalva]

PENSAMENTO DO DIA

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." [Cora Coralina]

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

DIÁLOGO ENTRE O CÉU E O INFERNO


O céu e a terra fundiam-se no horizonte distante, parecendo uma coisa só, como se não houvesse separação entre o mundo espiritual e o material, a consciência individual e a cósmica.
Sentado sobre uma pedra em uma enorme montanha, de cabeça baixa e olhos apenas entreabertos, Exu observava o fenômeno da natureza e refletia sobre o seu interminável trabalho.
Como é difícil a humanidade – pensou em certo momento – parece nunca estar satisfeita, está sempre querendo mais e, em sua essência egoísta desarmoniza tudo, tudo... Tudo que era para ser tão simples acaba tão complicado.
Com os olhos habituados a enxergar na escuridão e na distância, Exu observou cada canto daqueles arredores. Viu pessoas destruindo a si mesmas através de vícios variados, viu maldades premeditadas e outras praticadas como se fossem atos da mais perfeita normalidade. Viu injustiças, principalmente contra os mais fracos e indefesos. Com seus ouvidos, também atentos a tudo, ouviu mentiras, palavras de maledicência, gritos de ódio e sussurros de traição.
Exu suspirou.
Serei eu o diabo da humanidade? – pensou ironicamente, ao lembrar o quanto era associado à figura do demônio. Passou horas observando coisas que estava habituado a ver todos os dias: mentiras, fraudes, corrupção, traições, inveja, e uma gama enorme de sentimentos negativos.
Foi quando estava imerso nesses pensamentos que Exu ouviu uma voz ao seu lado, dizendo naquele tom austero, porém complacente:
Laroyê, Senhor Falante.
Exu ergueu os olhos e vislumbrou a figura altiva de Oxalá.
Èpa Bàbá – respondeu Exu, fazendo um pequeno movimento com a cabeça, em sinal de respeito.
Noto que está pensativo, amigo Exu – falou Oxalá.
Exu respirou fundo, contemplou novamente o horizonte e respondeu:
Trabalhamos tanto... e incansavelmente, mas os homens parecem não valorizar nosso esforço.
Oxalá moveu os lábios para dizer algo, mas antes que isso acontecesse, Exu, como que prevendo o que seria dito, continuou:
Não falo em tom de reclamação, sou um trabalhador incansável e o amigo sabe disso. É com prazer que levo o que tem ser levado e retiro o que deve ser retirado. É com satisfação que abro ou fecho os caminhos, de acordo com a necessidade de cada um, é com resignação que acolho sobre minhas costas largas a culpa do mal que muitos espíritos encarnados e desencarnados fazem, não reclamo do meu trabalho. Sou Exu, para mim não existe frio ou calor, cansaço ou preguiça, existe apenas a necessidade de cumprir a tarefa para qual fui designado.
Se mostra tão resignado e, no entanto, parece que deixa-se abater pelo desânimo – comentou Oxalá, apoiando-se em seu paxorô.
Exu soltou uma gargalhada, ao que Oxalá deu um leve sorriso, com um movimento quase imperceptível no canto direito dos lábios.
Não sou resignado nem tampouco estou desanimado – falou Exu – estou pensativo sobre pouca inteligência dos homens. Veja só: como responsável pela aplicação da Lei Cármica observo muita coisa. Observo não apenas o sofrimento que alguns homens impõem a si mesmos, mas vejo também as incessantes oportunidades que o Universo dá a cada um dos seres que habitam a Terra. O aprendizado que tanto precisam lhes é dado por bem, mas quase nunca enxergam pelo amor, então lhes é dada a oportunidade de aprender pela dor, mas geralmente só lembram a lição enquanto a dor está a alfinetar sua carne. Com o alívio vem o esquecimento e todos os erros e vícios voltam a aflorar.
Oxalá fez menção de dizer algo, mas com o dedo em riste entre os lábios, novamente Exu o impediu de falar.
Ouça – disse Exu, colocando a mão em concha na orelha, como se ele e Oxalá precisassem disso para ouvir melhor. E ambos ouviram o som que vinha da Terra. O som da inveja, dos maus sentimentos, da maledicência, da promiscuidade, da ganância. Exu deu outra gargalhada e disse:
Percebe? Temos trabalho por muitos séculos ainda.
E isso não é bom? – perguntou Oxalá, que dessa vez não deixou Exu responder e continuou:
Pobres homens, ignorantes da própria grandeza espiritual e da simplicidade do Universo. Se não desconhecessem tanto o funcionamento das coisas, seriam mais felizes.
Não estão preocupados em discernir o bem do mal – resmungou Exu.
E você está, Senhor Falante? – tornou Oxalá.
Mais uma vez Exu gargalhou.
Para mim não existe o bem ou o mal. Existe o justo, bem sabe disso.
Então por que tenta exigir esse discernimento dos pobres homens?
Eu conheço os caminhos – respondeu Exu um tanto irritado – para mim não existem obstáculos, todos os caminhos se abrem em encruzilhadas. Para mim as portas nunca se fecham e as correntes nunca prendem. Conheço o sutil mistério que separa aquilo que chamam de bem daquilo que chamam de mal. Não sou maniqueísta, não sou benevolente, pois não dou a quem não merece, mas também não sou cruel, pois sempre ajo dentro da Lei. Os homens, coitados, acreditam na visão simplista do bem e do mal, como se todo o Universo, em sua “complexa simplicidade” se resumisse apenas entre o bem e o mal.
Pobres homens – repetiu Oxalá.
Pobres homens – concordou Exu – mesmo olhando o Universo de uma forma tão simplista, dividido apenas entre bem e mal, acabam sempre demonizando tudo, achando que o mal é o melhor caminho para conseguir o que desejam ou então acreditam que são eternas vítimas do mal. E o que é pior, quase sempre eu é que sou o culpado.
Mas é você o responsável pelo mal? – perguntou Oxalá, admirando o horizonte.
Sou justo, apenas isso – respondeu Exu.
Não seria a justiça uma prerrogativa de Xangô? – tornou o maior dos orixás.
Exu olhou fundo nos olhos de Oxalá e respondeu:
Estou a serviço do Universo, de cada uma das forças que o compõe, inclusive do Senhor da Justiça.
Isso significa que trabalha em harmonia com o Universo, caro Exu?
Imaginei que soubesse disso – respondeu Exu, irônico como sempre.
Acho que sempre soube. Quando observo o horizonte e vejo o céu fundindo-se à Terra, percebo o quanto o material pode estar ligado ao espiritual. Mas também lembro que o sol vai raiar e acredito que apesar de todas as dificuldades que os próprios homens criam, é possível acender a chama da fé em seus corações. Percebo o quanto eles são falhos, mas percebo também o quanto são frágeis e precisam de nós – e nesse momento pousou a mão sobre o ombro de Exu – sejam dos que trabalham na luz ou na escuridão, pois tudo faz parte do Uno e se inter-relacionam. O mesmo homem que hoje está nas profundezas mais abissais, amanhã pode ser o mensageiro da luz.
Exu olhou para os olhos de Oxalá, como se não estivesse concordando, mas dessa vez foi Oxalá quem não deixou que o outro falasse, prosseguindo com sua narrativa:
Se não fossem os valorosos guardiões que trabalham nas regiões trevosas, dificilmente os que ali sofrem um dia alcançariam o benefício da luz. Se houvesse apenas a luz, não haveria o aprendizado, que tem como ponto de partida o desconhecimento, as trevas. O Universo tão simples é ao mesmo tempo tão inteligente, que mesmo nós, que observamos os homens a uma distância grande, às vezes nos surpreendemos com sua magnitude. Os homens são frutos que precisam amadurecer e você, amigo Exu, é a estufa que os aquece até o ponto certo da maturação e eu sou a mão que os colhe como frutos amadurecidos.
Quem diria que trabalhamos em harmonia? – disse Exu em meio a um sorriso – acreditam que vivemos a digladiar quando na verdade trabalhamos em busca de um mesmo objetivo: o aprimoramento da raça humana.
Oxalá só não soltou uma gargalhada porque não era esse seu hábito (e sim o de Exu), mas disse sem conseguir esconder o contentamento:
Então, companheiro Exu, não temos porque lamentar. A ignorância em que vivem os homens é sinal de que ainda temos trabalho a realizar. A pouca sabedoria que possuem significa que ainda estão muito próximos ao ponto de partida e cabe a nós, não importa se chamados de “direita” ou “esquerda”, auxiliá-los em sua caminhada, que é muito longa ainda. Apenas contemplar as mazelas dos corações humanos não irá auxiliá-los em nada. Sou a luz que guia os olhos da humanidade e você é o movimento que não a deixa estática. Se pararmos por um segundo sequer, atrasaremos em séculos e séculos o progresso da raça humana, que tanto depende de nós.
Nesse momento o sol começou a raiar timidamente no horizonte, separando o céu e a Terra. Exu levantou-se da sua pedra e se pôs a caminhar montanha abaixo.
Aonde vai, Senhor Falante? – perguntou Oxalá, como se não soubesse.
Vou trabalhar, Senhor dos Orixás – respondeu Exu gargalhando novamente – Esqueceu que sou um trabalhador incansável e que trabalho em harmonia com o Universo, mesmo que ele me imponha a luz do sol?
Oxalá não respondeu, mas esboçou um sorriso tímido. Assim trabalhava o Universo: sempre em harmonia. Os homens, mesmo ainda presos a tantos conceitos primários, trilhavam os primeiros passos em direção ao progresso, pois não estavam órfãos de seus orixás e protetores.
[enviado por Gisele Oliveira]

PENSAMENTO DO DIA

"Os sonhos são a literatura do sono." [Jean Cocteau]

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

HAI-KAI PARA HOJE


Ao virar a esquina,
Saindo de trás do prédio –
A lua cheia.
[Paulo Franchetti]

O MEDO DO PODER


Muitas pessoas fogem de situações em que venham a exercer poder. Trata-se, aqui, do poder no sentido de expressão pessoal, de afirmação de nossa identidade no mundo e da exposição pública de nossos talentos e capacidades.
Para muitas pessoas, assumir uma posição destaque é algo extremamente difícil, pois esta é uma situação em que a autoconfiança se torna um elemento essencial para que o exercício do poder não degenere.
O medo do poder, ou de expor-se ao mundo, tem como causa fundamental a insegurança e pode mascarar-se sob diversas formas como, por exemplo, a timidez, a falta de ambição, a modéstia. Estes são os argumentos mais utilizados por quem não quer colocar-se plenamente no mundo por não acreditar na própria capacidade.
Muitas vezes a insegurança surge exatamente quando o poder é conquistado. Nesse caso, a pessoa luta para alcançar o poder, mas por não confiar plenamente em si, ao assumir uma posição de destaque passa a temer perdê-la e, por isso mesmo, a ver nos demais uma ameaça àquilo que conquistou.
Por essa razão, algumas pessoas ao assumirem posições de mando comportam-se como verdadeiros tiranos, mantendo sua posição à custa da intimidação e da ameaça. Destratam e humilham os que lhe são subordinados e perseguem quem ousa contestar qualquer atitude sua.
Outro fator também relacionado é o medo de errar. Para quem não acredita em sua capacidade, a possibilidade de cometer um erro não é apenas uma hipótese provável, mas a única que passam a considerar. E quanto maior o medo, mais rapidamente atraímos para nossa vida exatamente aquilo que tememos.
A solução está no confronto destemido com aquilo que mais tememos, pois são as situações de confronto com nossos fantasmas e bloqueios interiores que nos levarão à libertação e ao fortalecimento de nossa autoconfiança, tornando-nos capazes de enfrentar qualquer desafio.
Se você tem medo, você tem medo.
...O medo está lá. Aceite-o, se dê conta dele, aceite-o e não se preocupe a respeito. O que irá acontecer? Subitamente você vai sentir que ele desapareceu. E esta é a alquimia interior. Um problema desaparece se você o aceita. E um problema aumenta mais e mais em complexidade se você criar um conflito com ele. Sim, o sofrimento está lá. E subitamente, o medo vem. Aceite-o. Ele está lá, e nada pode ser feito a respeito.
E quando eu digo que nada pode ser feito a respeito, não pense que eu estou falando de pessimismo a você. Quando eu digo que nada pode ser feito a respeito eu estou lhe dando uma chave para dissolver aquilo. O sofrimento está lá. Ele é parte da vida e parte do crescimento. Nada é mal a respeito dele. O sofrimento se torna mal apenas quando ele é simplesmente destrutivo e não é nada criativo. O sofrimento se torna mal apenas, e nada é ganho através disso. Mas eu estou dizendo a você, que o divino pode ser ganho através do sofrimento. Então ele se torna criativo.
A escuridão é bela se a aurora vem dela rapidamente. A escuridão é perigosa se ela se torna interminável, se ela não leva a uma aurora, se ela simplesmente continua e continua.
E você continua se movendo em círculos. Um círculo vicioso. E é isso que está acontecendo com você. Para escapar de um sofrimento, você cria outro. Então, para escapar do outro, outro. E isso vai indo e indo. E todos esses sofrimentos que você não viveu estão esperando por você. Você escapou. Mas você escapa de um sofrimento para o próximo. Porque uma mente que estava criando sofrimento, pode criar outro sofrimento. Então você pode escapar deste sofrimento para aquele. Mas o sofrimento estará lá. Porque o sofrimento é a força criativa. Aceite o sofrimento e o atravesse. Não escape. Isso é uma dimensão totalmente diferente para se trabalhar. O sofrimento está lá. Encontre-o. Atravesse-o. O medo esta presente. Aceite-o. Você irá tremer. Então trema. Porque criar uma fachada de que você não tem medo? (OSHO)
[Elisabeth Cavalcante]

PENSAMENTO DO DIA

"Uma grande marcha sempre começa com um pequeno passo." [Confucio]

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A OPÇÃO DA SIMPLICIDADE

“Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso.
O sucesso é só consequência.” (Albert Einstein)


Muitas pessoas reclamam da correria de suas vidas.
Acham que têm compromissos demais e culpam a complexidade do mundo moderno.
Entretanto, inúmeras delas multiplicam suas tarefas sem real necessidade.
Viver com simplicidade é uma opção que se faz.
Muitas coisas consideradas imprescindíveis à vida, na realidade, são supérfluas.
A rigor, enquanto buscam coisas, as criaturas se esquecem da vida em si.
Angustiadas por múltiplos compromissos, não refletem sobre sua realidade íntima.
Olvidam do que gostam, não pensam no que lhes traz paz, enquanto sufocam em buscas vãs.
De que adianta ganhar o mundo e perder-se a si próprio?
Se a criatura não tomar cuidado, ter e parecer podem tomar o lugar do ser.
Ninguém necessita trocar de carro constantemente, ter incontáveis sapatos, sair todo final de semana.
É possível reduzir a própria agitação, conter o consumismo e redescobrir a simplicidade.
O simples é aquele que não simula ser o que não é, que não dá demasiada importância a sua imagem, ao que os outros dizem ou pensam dele.
A pessoa simples não calcula os resultados de cada gesto, não tem artimanhas e nem segundas intenções.
Ela experimenta a alegria de ser, apenas.
Não se trata de levar uma vida inconsciente, mas de reencontrar a própria infância.
Mas uma infância como virtude, não como estágio da vida.
Uma infância que não se angustia com as dúvidas de quem ainda tem tudo por fazer e conhecer.
A simplicidade não ignora, apenas aprendeu a valorizar o essencial.
Os pequenos prazeres da vida, uma conversa interessante, olhar as estrelas, andar de mãos dadas, tomar sorvete…
Tudo isso compõe a simplicidade do existir.
Não é necessário ter muito dinheiro ou ser importante para ser feliz.
Mas é difícil ter felicidade sem tempo para fazer o que se gosta.
Não há nada de errado com o dinheiro ou o sucesso.
É bom e importante trabalhar, estudar e aperfeiçoar-se.
Progredir sempre é uma necessidade humana.
Mas isso não implica viver angustiado, enquanto se tenta dar cabo de infinitas atividades.
Se o preço do sucesso for ausência de paz, talvez ele não valha a pena.
As coisas sempre ficam para trás, mais cedo ou mais tarde.
Mas há tesouros imateriais que jamais se esgotam.
As amizades genuínas, um amor cultivado, a serenidade e a paz de espírito são alguns deles.
Preste atenção em como você gasta seu tempo.
Analise as coisas que valoriza e veja se muitas delas não são apenas um peso desnecessário em sua existência.
Experimente desapegar-se dos excessos.
Ao optar pela simplicidade, talvez redescubra a alegria de viver.
[Enviado por Lenon Veronese]

PENSAMENTO DO DIA

"O destino faz os parentes, a escolha os amigos." [Jacques Delille]

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ARREPENDIMENTO E PERDÃO


Fala-se muito em perdão, mas precisamos falar em arrependimento também, pois uma coisa está diretamente ligada à outra. É impossível acontecer o perdão sem que haja o arrependimento sincero. Não digo apenas o perdão de uma pessoa para com outra, mas o perdão de sua Consciência Superior para com o seu próprio Ser. A pessoa que não se arrepende sinceramente, fica angustiada pela culpa, enquanto não reconhece o próprio erro. Isso é um verdadeiro martírio, uma condenação às trevas da ignorância de Si Mesmo.
Temos ouvido muito por aí a seguinte frase: "Eu não me arrependo de nada nesta vida". Isso de fato sugere arrogância e falta de comprometimento com a Harmonia Universal.
Precisamos meditar muito sobre o verdadeiro significado do arrependimento e do perdão. Por trás destas palavras tão nobres existe uma outra tão nobre quanto elas: a HUMILDADE.
Precisamos reconhecer que estamos aqui para aprender e nos tornarmos seres melhores, portanto, é preciso reconhecer que não sabemos tudo e que somos passíveis de cometermos erros. Não existe aquele ditado "errar é humano"? Nós seres humanos escolhemos aprender assim - passo após passo, escolha após escolha, conseqüência após conseqüência. A experiência gera consciência e o erro deve ser visto como uma lição a ser aprendida para que possa gerar acertos.
Meditando sobre isso, pode ser que por trás das pessoas que têm dificuldade para reconhecer seus erros, exista na verdade, um complexo de inferioridade ou baixa auto-estima que as faz pensar que reconhecendo seus erros estarão demonstrando fraqueza. Na verdade, reconhecer o erro não faz com que a pessoa seja considerada inferior, pelo contrário, o arrependimento tem um valor enorme para a espiritualidade, tanto quanto o perdão. Quando a pessoa reconhece que estava envolvida pelas trevas e se arrepende é muito valioso para a Luz.
Nós, como seres divinos que somos, precisamos investigar os nossos atos e se houver erro, devemos reconhecê-lo humildemente, pedindo perdão e demostrando arrependimento sincero, assumindo a responsabilidade pelas conseqüências dos nossos atos. Assim, estaremos contribuindo para que a Harmonia Universal seja restabelecida, pois sabemos que quando desestruturamos algo ou ferimos alguém estamos causando desequilíbrio ao Todo.
É claro que devemos perdoar sempre, compreendendo que os erros cometidos advêm da falta de consciência de Unidade e do não conhecimento de como o erro afeta outra pessoa e ao Todo, mas isso não quer dizer que aprovamos o comportamento de quem erra. Precisamos advertir essa pessoa do seu erro mostrando a ela como isso causou dor e desarmonia. É preciso que ela assuma que errou e se arrependa sinceramente, e não cometa mais os mesmos erros. Se não formos firmes com essas pessoas, só estaremos colaborando para que elas permaneçam no erro.
Existem pessoas que estão sempre se repetindo e caindo no mesmo buraco. Elas precisam entender que não adianta pedir perdão da boca pra fora só para escapar das conseqüências, é preciso assumir o erro e repará-lo. Conheço alguém que vive pedindo para que se passe uma borracha em cima do que ela fez apenas para não assumir a responsabilidade sobre os seus atos. Logo depois, lá está ela repetindo os mesmos erros.
É preciso que haja desprendimento e humildade de ambas as partes, do culpado e da vítima. E pelo o que eu tenho visto, talvez para algumas pessoas seja mais fácil perdoar do que se redimir, pois elas não querem admitir o erro, estão cheias de orgulho e se acham donas da verdade. Elas relutam em enxergar as suas próprias sombras, sentimentos baixos que carregam dentro de si justificando os seus erros e responsabilizando outras pessoas por suas escolhas insensatas.
Aqui cabe um parêntese (muitos dizem que a VERDADE depende do ponto de vista e da cabeça de cada um, mas a VERDADE É ÚNICA. É ou NÃO É. Não existe meia verdade, a VERDADE não é dúbia, ela é sempre clara e absoluta). A VERDADE (luz) é a base para que a Harmonia Universal prevaleça. Existem diferentes níveis de entendimento da VERDADE de acordo com a evolução de cada um, mas a VERDADE é única.
Mas voltando à questão do arrependimento, não há nada melhor do que livrar-se do peso da culpa, liberando o sentimento do perdão a si mesmo, descobrindo que o erro faz parte do aprendizado e que ao reconhecermos o erro e nos redimirmos estaremos dando um grande passo não só em direção à paz interna, mas à externa também.
Redimir significa adotar um novo comportamento e pagar pelo erro. O pedir perdão não exime o culpado do erro, mas, sim, a sua nova postura diante da vida e o seu firme propósito de não errar mais. Namastê!
[Márian - Marta Magalhães]

PENSAMENTO DO DIA

"A arte de vencer se aprende nas derrotas." [Simón Bolívar]

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

HAI-KAI PARA HOJE


Encontro fugaz.

Neblina abraça o velho

lampião de gás.

[Rogério Viana]

DESAFIAR É PRECISO

Desde tempos imemoriais, o paradigma comportamental humano aponta a compulsividade na prática do mal -observado em pensamentos, palavras e atos- como traço marcante no caráter do indivíduo.
Ao longo da história da humanidade, esse traço obsessivo-compulsivo, responsável pela sequência de guerras, genocídios e ódio generalizado entre semelhantes, foi fundamental para tornar lento o processo de evolução consciencial do homem.
E quando abordamos o tema "mal", destacamos a energia negativa e invisível que envolve as dimensões física e espiritual, representada também por situações que parecem insignificantes, irrelevantes e corriqueiras, mas que se somadas, alcançam uma dimensão gigantesca em termos de densidade energética, que são todas as formas de violência implícita, desde as "pequenas maledicências" que servem como realimentadores da densa energia que envolve o planeta Terra.
Portanto, a partir deste terceiro milênio, o ser dotado de inteligência tem pela frente um imenso desafio, que é o de mudar o paradigma comportamental que o acompanha há dezenas de séculos. E esta lenta transformação se inicia com o despertar de valores, até então, muito pouco explorados, negligenciados ou desconhecidos de grande parte da população terrena, que são os valores ligados à nossa essência, ou seja, ao espírito.
A constatação de que em pleno século 21, alvorecer do terceiro milênio, ainda repetimos um padrão comportamental compulsivo, herança de nossos ancestrais, é sintoma de que a origem do problema já foi diagnosticado, e que resta aos herdeiros de uma densa energia que envolve o planeta, tratar de "curar o mal pela raiz", ao transformar a sua própria energia e, como decorrência, a energia do mundo em que vivemos...
Nos livrarmos do jugo da obsessão anímico-espiritual e decorrente compulsividade na prática do mal, que tem nos cegado durante milênios, é o desafio a ser assumido pelas consciências que despertam para o autoconhecimento e a importância da prática do bem em suas vidas.
A existência de um padrão comportamental em que o predomínio da energia negativa traduzida em forma de pensamentos, palavras e atos, é a verdade histórica da maioria dos espíritos que reencarnam na Terra, leva-nos à necessidade de encontrarmos uma saída saudável, que é a erradicação progressiva da "doença do mal", geradora de desequilíbrios bio-psíquico-espirituais que assolam a humanidade.
Com esse objetivo, estamos na Era da sensibilidade. Oportunidade que temos de espantar os nossos "demônios" interiores através do despertar para a energia do bem que promove o amor próprio, o amor solidário e a autocura.
Contudo, a orientação do livre-arbítrio continua a valer para todos os seres dotados de inteligência, ou seja, o espírito que desejar repetir o seu padrão comportamental de característica obsessivo-compulsiva em relação à prática do mal observado em todas a suas nuances, terá o seu direito garantido pela Lei Maior. Porém, a lógica das leis que garante o livre arbítrio, é a mesma quando nos alerta que em um mundo em processo de regeneração espiritual - que é o caso da Terra - o mal começa a ser erradicado, e com ele, os espíritos afins, que conforme as leis da reencarnação, nascerão em uma dimensão física compatível com as suas sintonias e graus de adiantamento.
O desafio, portanto, está à nossa disposição. Basta encará-lo com a responsabilidade e determinação de quem está disposto a superar as suas próprias limitações e beneficiar-se da energia de uma dimensão ainda desconhecida ou pouco explorada pelo homem: a dimensão de sua natureza transcendental. Ponto de partida para o autoconhecimento avançado e compreensão dos "mistérios" que envolvem a vida e a morte em um planeta em fase de transição.
[Flávio Bastos]